Templo de PAESTUM !

Templo de PAESTUM !
Idade "2.600" anos! Fica na regiao de Salerno, sul da Italia. Tombado pela Unesco como patrimonio da humanidade, o mais bem conservado da Italia! Olha o meu tamanho perto dele!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Museu do Vaticano - Dicas!

Fui conhecer o famoso "Museu do Vaticano" !
E com uma vantagem, de graça!
Aqui esta a dica - "No ultimo domingo de todos os meses a entrada ao Museu do Vaticano é gratuita"!!!!
Loooogico que cheguei la bem cedo, nesses dias a entrada começa as 9:00,e as filas sao gigantescas!!!
Mas pra vc nao ficar desanimado, saiba que as filas sao gigantescas, em qualquer dia, entao ja que é assim, vamos quando é de graça!!!!!
Informaçoes , horarios e eventos no site oficial do Vaticano!
http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html
Nao foi dificil, mas tem que chegar pelo menos 2 horas antes da abertura para garantir um "pouco" de rapidez!
Na fila, vc encontra pessoas de TODAS as nacionalidades e eu tava brigando (literalmente )com uma italiana porque ela tentou entrar na minha frente, so faltava essa! Nao deixei!
Nesse momento uma freira (vestida a carater) começou a rir e se aproximou dizendo: - Entendi tudo que disse, sou brasileira!
Explico: Eu "falei com a fofa furadora de fila" em italiano, mas resmunguei muito em portugues, nessas horas de indignaçao a "lingua madre vem rasgando"!!!Hahahaha!
Queridos, aqui é assim! Os italianos nao tem habito de respeitar filas!!!! E te atropelam mesmo!!! Os outros turistas, alemaes, franceses e americanos nao sao assim.
A dica principal deste post é : Nao deixe de conhecer o museu do Vaticano, é cansativo (como todo museu) mas IMPERDIVEL!!!
O Museu do Vaticano tem outros museus dentro dele, que fazem parte da visitaçao tambem. Museu Egipicio (que eu amei), museu Etrusco, Pinacoteca, Capela Sistina, entre outros.
A Capela Sistina é realmente "maravilhosa", o teto é muito alto, entao vc ve tudo pequenininho, a temperatura é constantemente regulada e a iluminaçao é fraca, sem luz artificial, tudo para conservar os afrescos.
O museu Egipicio é uma atraçao a parte, la tem mumias (de verdade) sarcofagos, esculturas, vasos, tudo muuuuuuiiiito interessante !
Quanto as obras de Rafael e Michelangelo (incrivelmente belas), sao muito concorridas, nao da pra ver com muito tempo, tamanha é a quantidade de pessoas se acotovelando nas salas!.....
Pra nao dizer que nao admirei "nada" do acervo relacionado ao catolicismo, amei um "oratorio em porcelana" uma das coisas mais bonitas que vi.
Tem estatuas Gregas belissimas e ate uma banheira em marmore negro que foi de Nero!!! Enorme, nao quero nem saber o que eles faziam la dentro, haha haushausaus!
Cometi ate um "delito".........

Nao é permitido fotografar a Capela Sistina, nem sem flash, mas eu vi que o pessoal nao estava respeitando, ai nao resisiti , foi uma travessura, que adorei, fiz algumas e consegui fazer uma do famoso afresco do teto "A criaçao de Adao"!!!!!!! Ver no post: fotos do Vaticano!

Com fila ou sem fila, pagando ou nao, gostei muito desse passeio e recomendo!!!


Beijim, beijim!
Ciao, ciao!
Vanessa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário